sexta-feira, 22 de abril de 2011

Vigésimo dia. Embora tenha deixado recado, por escrito, no hotel em Chivay, tenha enviado e-mail para o Andre e colocado no blog, ninguém apareceu ou deu notícias. Partimos então para SPA. Estava demorando para acontecer o primeiro contra tempo. Acabou acontecendo nesse dia. Quando fiz a internação do carro no Chile fui verificado pela Aduana e pelo controle sanitário. Descarrega bagagem, passa na esteira e o carro é revisado pelo agente sanitário. Tudo muito rápido e os caras muito educados e gentis. O da Aduana me deu um formulário para que colocasse os dados do veículo e assinasse. Assim fiz e ele falou que estava tudo certo e que poderia seguir. Questionei se não haveria a necessidade de algum carimbo ou recibo e fui informado que estava tudo OK e que deveria apresentar na cancela logo adiante. Nessa cancela, ainda não me dando por satisfeito tornei a questionar a mesma coisa e fui informado mais uma vez que estava tudo certo e que poderia seguir, era só apresentar quando fosse sair do Chile e aí então seria carimbado. Fiquei com a pulga atrás da orelha mas, obedeci. Em um  posto da aduana, que é o último, todos são obrigados a parar e apresentar documentação. Como já previa recebi a seguinte notícia: Eu e minha mulher estávamos legais no Chile mas, o carro justamente pela falta do tal carimbo estava irregular. Começa com "F" a única coisa que pensei. Expliquei toda a estória para os dois funcionários. Um deles, sei lá por que, comprou a briga e resolveu me ajudar. Entrou em contato com a Aduana, na entrada do Chile, falou com alguém e viu que lá constava o nosso ingresso de forma legal. Resumindo: Fez o cadastro pelo telefone para que fosse inserido no sistema e após uns trinta minutos de espera lá vem ele com o nº do cadastro no formulário e o maldito carimbo. Disse que, agora sim, estava tudo legalizado e que poderia sair do Chile sem problemas.
Chegamos em SPA ainda claro e fomos almoçar e buscar uma operadora de turismo que me havia sido recomendada, para fazer os passeios. Tudo acertado, fomos para o hotel.
Vigésimo primeiro dia. Pela manhã fomos explorar o lugar. Muitas lojas, inclusive famosas, muitos restaurantes e o paraíso das operadoras de turismo. Sobra gente, de toda parte do mundo, e falta disponibilidade. A tarde partimos para o Vale da Lua. Um visual diferente e muito bonito. O passeio foi bastante agradavel.






Vigésimo segundo dia. Partimos às quatro da matina para o El Tatio (geisers). Lá chegando enquanto esperávamos a luz do dia em uma temperatura de -10ºC, é isso mesmo, menos dez graus C. nos foi servido um belo café da manhã. Após o café, já com o dia clareando, partimos para a visitação e fotos.









 De lá fomos para as fumarolas, visitamos um lugarejo que ainda mantem um pouco das tradições e serve churrasco de lhama e empanadas. Chegando a SPA fomos saber se havia sido formado o grupo para amanhã partimos para a Bolivia. Tudo certo, amanhã saímos às oito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário